sábado, 8 de agosto de 2009

Varejo Online no Brasil

Segundo dados da E-bit, o comércio eletrônico brasileiro faturou R$8,2 bilhões em 2009, um aumento de 30% em relação a 2007. Para 2009, há projeções que essa movimentação ultrapasse os R$12,6 bilhões, mesmo diante de um cenário econômico instável.
Empresas como Extra, Casas Bahia e Ponto Frio vão tentando alcançar a líder B2W, que tem nada mais nada menos que Submarino e Americanas.com.

A empresa Casas Bahia vem com tudo para o e-commerce, e espera faturar já em 2009, cerca de R$280 milhões, o que representa cerca de 2% da sua receita total. E ainda existem ambições maiores, alcançar dentro de 10 anos 20% do comércio eletrônico. Mas vale ressaltar que as Casas Bahia encontrarão muitas dificuldades, pois seu público-alvo é a Classe C, e no comércio eletrônico ainda prevalecem as classes A e B. Como ela irá parcelar as vendas de seus produtos nos carnês pela Internet?

No e-commerce, quando os serviços e produtos são semelhantes, ganha a melhor estratégia de Marketing associada ao preço. Está ai então outro grande problema das Casas Bahia. Seu forte nunca foi o preço, e sim os parcelamentos nos carnê a perder de vista, lucrando com os juros altíssimos.
Só para confirmar o verdadeiro resultado do E-commerce no Brasil, confira o aumentos das vendas de 2007 em relação a 2008 nos 3 grandes pilares:

Magazine Luiza => 56%
Ponto Frio => 19,8%
B2W => 36,4%


Diante desse cenário de aumentos, o micro-empreendedor brasileiro vem chegando neste ramo. Agora a pergunta: “As novas Lojas virtuais, que vem sendo criadas em números bastantes expressivos todos os dias, irão abocanhar parcelas do mercado das grandes como B2W?

Jorge Willian S. Cardozo

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